Treinos em casa!

Treinos em casa

Treinar em casa não é difícil, mas exige alguns cuidados.
Você precisa preparar o espaço em sua residência para que os treinos diários sejam seguros e eficazes.
Não é necessário “inventar a roda” com exercícios mirabolantes. Os riscos de acidentes sérios são uma realidade.

Evite exercícios no sofá, pois há sérios riscos de errar a postura durante a execução do movimento.
A utilização de baldes com água envolve o risco da alça do balde se romper ou até molhar o chão, tornando-o escorregadio.
Estourar saco de arroz ou quebrar o cabo de vassoura pode ser perigoso das lascas de ferimentos sérios. Em relação à sua casa, portas não foram feitas para se pendurar. Saltos, apenas quando se tem certeza da altura e principalmente, se há lustres pendentes.

Siga algumas recomendações básicas:
1. Reserve um tapete limpo ou uma toalha para usar como um colchonete.
2. Libere um espaço para a realização das atividades. Deve ser o suficiente para conseguir estender os braços para frente, para os lados e para cima. Um bom teste, é verificar se consegue realizar polichinelos sem colidir com paredes e objetos.
3. Separar uma cadeira ou banco firme, isso possibilita a realização de muitos exercícios.
4. Escolha horários que não perturbe sua família ou vizinho do andar de baixo, caso more em apartamento.
5. Proteja objetos frágeis, para não danificá-lo.
6. A vestimenta precisa ser confortável.
7. Garanta uma boa ventilação ou tenha um ventilador por perto.

ABAIXO, ALGUNS TIPO DE TREINO QUE PODEM SER REALIZADOS EM SUA RESIDÊNCIA:

1. TREINAMENTO AERÓBICO
Com atividades dinâmicas, é possível realizar um programa para emagrecimento ou condicionamento com atividades com saltos, pular corda, polichinelos e exercícios localizados.
2. TREINAMENTO DE FORÇA
É possível aumentar e fortalecer a musculatura através de exercícios como flexão de braços, agachamentos e outras atividade sustentando o peso do próprio corpo.
3. ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE
Melhorar a mobilidade e evitar o encurtamento dos movimentos ou até o enrijecimento muscular é essencial para garantir uma boa condição postural.
4.REABILITAÇÃO E RELAXAMENTO
São programas de exercícios que visam recuperar alguma condição perdida. Normalmente na reabilitação de lesões ou enfermidades. O relaxamento ajuda na recuperação do estresse muscular.
5. FORTALECIMENTO ABDOMINAL
Trata-se de série de exercícios para o tronco. Em uma mesma sessão trabalha-se vários exercícios abdominais com o propósito tonificar os músculos do tronco.
6. TREINAMENTO FUNCIONAL
Programa de exercícios que simula atividades do dia-a-dia. Sentar e levanta, empurrar e saltos estão presentes.
7. CIRCUITO DE EXERCÍCIOS
Vários exercícios em conjunto para ser executados intercalados.As séries se repetem o treino todo. É ideal para fortalecimento e emagrecimento
8. TREINAMENTO COMBINADO
É a combinação de duas das modalidades anteriores de treino em uma mesma sessão. De acordo do objetivo do aluno, é possível realizar por exemplo, treino de força em 60% da sessão e treinamento aeróbico os 40% restantes.

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