Treinamento funcional no conforto do lar

Você é aquele tipo de pessoa que passa longe da academia e não suporta a ideia de que pagar a mensalidade de um local que não deseja frequentar?

Se a sua resposta foi “sim”, você não está sozinho. Muitas pessoas buscam todas as formas possíveis de passar longe da academia, porém a prática de atividades físicas é crucial para alcançar a qualidade vida e afastar os riscos de desenvolver doenças como a obesidade, diabete e hipertensão arterial.

Mas para a sua felicidade (ou não) existem outras maneiras de manter seu corpo em movimento sem se deslocar até uma “assustadora” academia. O treinamento funcional, por exemplo, é uma forma de você fazer exercício físico e mudar a aparência do seu corpo sem a necessidade de sair de casa.

Parece mentira para você? Então continue lendo o texto e descubra outros detalhes sobre como funciona o treinamento funcional no conforto do lar.

Você não precisa ir até a academia para aumentar seu equilíbrio, agilidade e condicionamento físico. Com o treino funcional existe a possibilidade de movimentar todo seu corpo pulando, correndo, agachando e entre outros.

Esse tipo de treinamento se baseia em movimentos naturais que fazemos, aliás, o interessante dessa prática é o fato de usar o seu próprio peso como uma espécie de ferramenta para alcançar bons resultados na forma física.

Então tecnicamente você não precisa fazer uso de halter, barra e máquinas que são comuns nas academias. Claro, existe um acessório ou outro que é interessante usar para desenvolvimento mais eficiente dos exercícios, mas isso não é obrigatório, por isso você consegue fazer esse treino facilmente.

O treinamento funcional começou a ficar muito conhecido devido algumas pessoas se reunirem em parques conhecidos de São Paulo para se exercitar ao ar livre e usando apenas objetos que estavam a sua volta como bancos, que serviam de apoio para os saltos com agachamento e outros exercícios.

Com o tempo esse treinamento se popularizou e alguns personais trainers começaram a apostar no uso de alguns equipamentos básicos para realizar os exercícios com mais precisão. Itens como colchonetes, cordas de couro, escadas de agilidade, elásticos de resistência, discos de equilíbrio e outros.

Os benefícios do treinamento funcional

O treino funcional pode proporcionar muitos benefícios. Além de fazer seu corpo se movimentar evitando o sedentarismo e diferentes doenças, esse treino também promove uma melhora considerável no condicionamento e agilidade da pessoa, assim como treinos comuns feitos em uma academia.

Esse treinamento também ajuda ganhar força física, melhorar o equilíbrio, aumentar a flexibilidade, perder peso e favorecer a definição de músculos por inteiro pelo fato de trabalhar todo o corpo e não uma parte específica.

Claro que para isso é preciso ter uma disciplina na execução dos exercícios, criando uma rotina para realização deles. Por exemplo, o ideal para ter um bom resultado com o treinamento funcional é fazer os exercícios ao menos 3 vezes na semana e conforme desempenha o treino é interessante fazer o aumento da sua intensidade, pois é natural que o seu corpo se acostume.

Mas além dos benefícios físicos esse tipo de treino oferece a possibilidade de você se exercitar em diferentes ambientes. Você pode treinar em casa, nos parques, nas praças do seu bairro (como Alphaville) e até na academia.

Faça o treino funcional com ajuda de aplicativos

Hoje em dia existem muitos aplicativos que ajudam os usuários a fazer um treinamento funcional no conforto do lar, sem ter a necessidade de ir até uma academia ou usar aparelhos específicos para fazer certos movimentos.

Esse tipo de treinamento tem ganhado cada vez mais adeptos pelo fato de ser relativamente “livre”, por isso você pode encontrar diferentes apps de treinamento funcional disponível para download gratuito ou então versões pagas, mas que oferecem todo um suporte para que treine corretamente.

Vale dizer que não é recomendado você fazer treinos intensos sem a ajuda e acompanhamento de um personal trainer, então o indicado é procurar o profissional que seja de sua confiança para que ele monitore o seu treino e também possa indicar o que é recomendado e seguro para seu organismo.

Alguns exemplos de apps para começar a fazer o treinamento funcional em casa: Nike Training Club, Workout trainer, BTFIT e Daily Cardio Workout.

Exercícios funcionais para fazer em sua casa

  1. Prancha encostando a mão no ombro
    A prancha é um dos exercícios mais conhecidos do treinamento funcional. Para realizar você deve permanecer em posição de flexão, mantendo seus braços esticados e afastados. Deixe seu abdômen contraído. É possível fazer umas variações do exercício como encostar a mão no ombro, intercalando.
  2. Corrida no local com inclinação dos joelhos
    Outro exercício comum do treino funcional é a corrida no local elevando o joelho. Este é um exercício bem simples e fácil de fazer, basta você ficar em pé e fazer o movimento de corrida, mas permanecendo no lugar. O ideal é erguer os joelhos a um ângulo de 90º e realizar os movimentos bem rápido.
  3. Salto com flexão dos joelhos
    Esse também é um exercício bem simples do treino funcional. Para fazê-lo é preciso ficar em pé e manter as pernas afastadas, use a largura entre seus ombros como referência. Comece a saltar erguendo bem os seus joelhos. O ideal é leva-los em direção ao seu peito, tomando cuidado ao “aterrissar”.
  4. Agachamento unilateral
    Para fazer esse exercício é preciso ficar em pé e manter um das pernas para frente. Você pode usar um disco de equilíbrio, mas não é “obrigatório”. Aos poucos comece a abaixar. Para levantar é importante que o joelho que está atrás não encoste no chão e o da frente não ultrapasse a linha do seu pé.
  5. Escalada
    A escalada também está entre os mais comuns do treinamento funcional e para fazê-lo é preciso colocar as mãos e pés no chão. Fique em posição de flexão de braço e deixe uma das pernas estendida para trás enquanto a sua outra vai na direção do peito fazendo o movimento da escala. Faça rápido.

Exercicios funcionais para fazer em casa

O treinamento funcional no conforto do lar é uma boa oportunidade para se movimentar e sair do sedentarismo. Comece a criar o hábito de fazer os exercícios e para garantir mais segurança ao seu corpo procure o auxílio de um personal trainer, assim você pode evitar o risco de sofrer alguma lesão.

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