Musculação ao ar livre com treinador versátil

Nos últimos anos as pessoas começaram a se preocupar mais com a saúde e aparência de seu corpo, com isso o número de pessoas que começaram a realizar alguma atividade física no dia a dia aumentou consideravelmente, mas as estatísticas demonstram que esse aumento ainda não é suficiente.

Para muitas pessoas o ato de ir até a academia é o que faz com elas não se exercitem, seja por não gostarem desse ambiente ou pela preguiça em ter que se locomover até o local. Então diante dessa situação existem algumas medidas que podem estimular o ato das pessoas começarem a se exercitar.

Por exemplo, você já ouviu falar da musculação ao ar livre? Essa seria uma forma de começar a incluir a atividade física na sua rotina sem parecer algo “pesado” ou chato como alguns costumam a pensar, pois você pode unir o útil ao agradável. Ou seja, além de fazer os exercícios pode curtir o ar livre.

Claro que para isso você precisa ter o acompanhamento de um treinador e o interessante disso é que existem muitos profissional versáteis e que têm o costume de mudar a sua rotina de exercícios para torna-la mais divertida.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue lendo o texto.

Hoje em dia muitos bairros e condomínios fechados contam com academia ao ar livre. Essa academias possuem aparelhos aleatórios que podem ficar expostos ao sol e a chuva e com isso se tornam opções interessantes para as pessoas que querem treinar sem ter que ficar fechado na sua academia.

Esses ambientes são compostos por diferentes aparelhos de musculação e atividades físicas no geral, mas vale ressaltar que são indicados apenas aos maiores de 12 anos e por isso são considerados “playgrounds” de adultos.

O interessante é que você pode continuar a fazer a musculação com ajuda do seu personal trainer justamente por serem ambientes públicos. Porém, cabe ao seu treinador considerar a ideia de fazer treinos versáteis que são capazes de estimular ainda mais a realização dos exercícios com qualidade.

Procurar um treinador versátil torna esse hábito de exercícios físicos ainda mais prazeroso, pois dessa forma você não fica preso a rotina tendo que ir até uma academia para poder se exercitar. O seu treinador pode te passar um treino mais movimentado e de certo modo livre não tendo que realizar sempre os mesmos exercícios ou treino – que aliás, não é o recomendado.

Para uma pessoa que não tem o hábito de se exercitar e não acha legal ter que ir até a academia, a rotina de ter que fazer atividade física se torna um peso. Com isso, é natural que com o tempo ela comece a perder a vontade de fazer atividades e isso, obviamente, pode trazer muitos riscos à saúde.

Então é interessante considerar maneiras diferentes de estimular o ato de fazer atividades físicas sem fazer esse hábito se tornar uma obrigação chata.

Os benefícios em treinar a Musculação ao ar livre

Fazer exercício físico é algo fundamental para a qualidade de vida de todas as pessoas por melhorar a sua aptidão física e prevenir inúmeras doenças como diabete, hipertensão arterial, obesidade, depressão e muitas outras.

Cada “tipo” de atividade física ajuda a melhorar algo específico no corpo e no caso da musculação a melhora da resistência, o aumento da força física e da densidade óssea, a tonificação de músculos e outros são considerados seus principais benefícios por isso é tão importante inclui-la na sua rotina.

Inclusive, a musculação ao ar livre é uma ótima opção para as pessoas que não se simpatizam com o ambiente da academia ou que estão começando a criar o hábito de se exercitar pelo fato de ser mais divertido e prazeroso.

O contato com o meio ambiente e a sensação de respirar o ar puro ajuda o corpo a despertar, estimulando a realização do treino corretamente. Além disso, a exposição solar eleva a vitamina D do organismo que vai melhorar o seu equilíbrio mineral e ajudará na prevenção das doenças autoimunes.

O interessante é que em diversos condomínios e bairros como o Alphaville existe a possibilidade de fazer o seu treino na companhia de outras pessoas tornando esse momento muito mais divertido, agitado e até interessante.

Monte um Programa de Musculação ao ar Livre

É interessante você conversar com seu personal trainer sobre realizar seus treinos de musculação ao ar livre. Inclusive, pode acrescentar as atividades aeróbicas para complementar o seu treino e ter mais resultados positivos.

Caso não tenha uma “academia” ao ar livre próxima ao local que mora não tem problema, pois você e seu treinador podem ser versáteis ao realizar os exercícios. Por exemplo, você pode usar um banco para fazer dips ou levar até o local alguns halteres e barras para executar exercícios corretamente.

Definitivamente quem quer faz acontecer, por isso que cabe a você e claro, ao seu personal, montar um treino de musculação ao ar livre interessante e que faça uso de equipamentos que sejam fáceis de encontrar e de usar.

Alguns exemplos de exercícios de musculação para você fazer ao ar livre:

  • Flexão (bombas de peito) sobre um banco;
  • Chutes com apoio sobre um banco;
  • Revestimento (acabamento) lateral;
  • Agachamento livre (pode usar pesos, como os halteres);
  • Salto no banco (pliometria) alternado;
  • Fortalecimento da panturrilha com auxílio de um degrau;

Mulher realizando Musculação ao ar livre

Se você mora em um bairro tranquilo como o Alphaville procure estimular o seu treinador a fazer treinos diferentes do comum que “fujam” um pouco do ambiente sério da academia, pois isso te proporciona muitos benefícios como essa possibilidade de respirar o ar livre e aumentar a sua motivação.

Tire o peso das costas por não gostar dessa atividade física tornando-a um hábito divertido e prazeroso em sua vida. Fazer musculação não precisa ser algo chato que te proporciona a sensação de obrigação. Permite que o seu treino seja bacana e com a companhia agradável. Isso só depende de você.

Então faça um teste, experimente a musculação ao ar livre e colha frutos.

Deixe seu comentário