Consultoria Fitness: Planilha de treinamento e avaliação física

Quer ter uma vida saudável? Quando falamos em sentir-nos bem, para além de uma alimentação equilibrada, hidratação adequada, pensamos em exercício físico. O sedentarismo, é sem dúvida, um dos males da nossa sociedade atual. Sabemos disso, mas dar o primeiro passo, nem sempre é fácil. E mesmo quando damos, manter a rotina de uma prática de exercícios, mostra-se um desafio difícil de cumprir. A Consultoria Fitness pode ser uma solução possível para o seu problema. Neste artigo, você descobrirá de que maneira um profissional como um Personal trainer poderá fazer a diferença na sua decisão de ser mais saudável.

Não é falta de informação. A maioria das pessoas sabe que o exercício físico é peça fundamental para quem quer ter uma vida saudável. Com o aumento da estimativa de vida da população a nível mundial, cresce o número de idosos que querem envelhecer, sim, mas com qualidade de vida.

Por outro lado, há o desafio de adolescentes, cada vez mais sedentários. Ser saudável é um projeto de vida que começa na infância. Inclusive, as crianças sabem muito bem, de forma orgânica e natural, movimentarem-se de uma forma livre. Mas, quando crescemos, a tendência é irmos esquecendo, que afinal, temos um corpo que precisa ser exercitado.

Muitos começam, matriculam-se em academias, mas, rapidamente, se desmotivam. As razões são muitas e variam de pessoa para pessoa, mas a falta de tempo e a monotonia dos exercícios são os mais frequentes. Na verdade, falamos de motivação e da falta dela.

Mas como nos motivarmos? Mesmo que você tenha um objetivo bem preciso e determinado na sua cabeça, com o passar do tempo e a falta de acompanhamento adequado, as chances de você desistir são grandes.

É aqui que entra o Personal trainer, um profissional capacitado para não só motivar, mas também ajudar você a chegar no seu objetivo por meio de uma Consultoria Fitness e organizando uma planilha de treinamento. Mas o que é uma planilha de treinamento?

E o que ela pode fazer por você, saúde e bem estar? Quando falamos de planilha, em seu conceito e aplicação mais geral, o que está em causa é organização de determinada informação de forma cronológica e por ações.

No caso de uma planilha de treinamento, a organização é da responsabilidade do Personal trainer, em planilhas digitais, e que podem ser uma alternativa a modalidade diária com o acompanhamento de um Personal trainer.

Para além das planilhas com a programação proposta de exercícios, é previsto encontros pontuais com o Personal trainer. Para a elaboração da planilha, será necessária uma avaliação física anterior em que alguns pontos serão analisados como aptidão física, composição corporal, IMC, força, flexibilidade.

Também há outros pontos como os objetivos e o tempo disponível para a realização do treino. Esta análise é essencial para delinear, de forma adequada, o perfil do praticante e o programa indicado para a realização da prática, de acordo com a disponibilidade dos recursos e espaço.

Quais são as vantagens? A primeira vantagem deriva, exatamente do fato de ser um treino feito à medida do praticante, respeitando as características e necessidades específicas de cada um. Os resultados serão alcançados com maior rapidez e segurança. Vale lembrar que precisamos estar motivados para o exercício físico e isso é resultado dos estímulos adequados e, neste sentido, somente um Personal trainer, por ser especializado em treinamento individual é o profissional indicado para garantir a motivação.

Para além de ser um treino feito à sua medida, é, sem dúvida, mais seguro. O Personal trainer está habilitado por suas competências teóricas e práticas, a garantir que os exercícios sejam monitorizados com segurança. Treinos, sem acompanhamento, poderão causar lesões, e isso é um assunto sério!

Para quem decide iniciar um programa de exercícios físicos, ter avaliações periódicas é muito importante: entenda que é um processo que precisa de ter em conta as reações do organismo, ajustando, quando necessário para que os objetivos traçados sejam alcançados.

E isso está ligado a motivação: nunca é demais tocar neste ponto. Sem motivação, as chances do objetivo, a que você se propôs, não se concretizar são grandes. Outra vantagem é a organização, a favor do praticante e do tempo.

Com o planejamento profissional de um Personal trainer, cada um dos treinos será agendado de acordo com a disponibilidade, procurando, assegurar a regularidade ideal para que o seu objetivo seja alcançado.

Voltando a questão da segurança que já referimos, este ponto ainda é mais importante quando falamos de pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, grávidas, idosos e pessoas portadoras de doenças como diabetes, hérnias, fibromialgia, entre outras, que poderão ser limitativas.

Estes grupos de pessoas citados beneficiam e muito de uma consultoria fitness com o acompanhamento de um Personal trainer. Uma das maiores resistências, em geral, das pessoas a decidirem-se por um Personal trainer, é o valor investido.

Personal Trainer aplicando consultoria fitness

Com a modalidade de planificação de atividades físicas, o acompanhamento é personalizado, mas os valores são mais económicos, por exemplo, se comparados ao atendimento ao domicílio.

Para além disso, o praticante, com o passar do tempo, desenvolverá autonomia, porém sempre com o acompanhamento profissional do Personal trainer para prosseguir com seus objetivos que poderão ser desde o condicionamento físico a redução de medidas e aumento da massa magra.

Estando apto, o praticante, a exercitar-se fazendo recursos de séries que poderão incluir pular corda, flexão de braço, agachamento, alongamento, entre outros. Nesta modalidade de Consultoria Fitness, o profissional analisa a rotina do praticante e organiza a planilha de atividades físicas de forma a equilibrar sessões mais curtas e outras demoradas, de acordo a com a disponibilidade, garantindo a rotina e os resultados desejados.

Com a progressão dos exercícios e o aparecimento dos resultados, fica clara a necessidade de reavaliações. Neste caso, o Personal trainer, estará capacitado para realizar uma nova avaliação física, com a consequente renovação da planilha de atividades físicas em que os seguintes elementos serão alinhados de forma harmônica: estímulos, tempo, intensidade e sequência de exercícios.

Agora, que já sabemos o que é uma planilha de treinamento e o que ela poderá fazer por sua saúde e bem estar, consulte um Personal trainer e viva com mais qualidade.

Deixe seu comentário