Treinamento Funcional combinado com Corrida e Caminhada

Cada vez mais pessoas tem trocado a academia pelas atividades em casa ou no próprio condomínio. Um recurso para melhorar a saúde e entrar em forma sem precisar sair de casa. Nessa perspectiva, combinar o Treinamento Funcional com Corrida ou Caminhada é uma opção interessante para quem busca a definição muscular e perda de peso. Tal combinação não é novidade, porém precisa de muitos cuidados.

O Treinamento Funcional

Consiste em atividades que inclui agachamentos, saltos, levantamento de peso entre outros exercícios que utilizam o peso do próprio corpo como sobrecarga. Entre os benefícios proporcionados, está o emagrecimento e fortalecimento. A modalidade estimula o fortalecimento dos músculos, o equilíbrio e o condicionamento aeróbico.

Com pouco tempo de prática, as pessoas já relatam melhora no desempenho de tarefas rotineiras. Subir escadas, correr para alcançar alguém ou agachar para apanhar algo ficou mais fácil. O papel do Personal Trainer é orientar um treino nas dependências de sua residência ou condomínio. Desse modo, além de ter mais conforto, os exercícios serão dinâmicos e mudarão a cada sessão. Seja o próprio movimento, a forma como ele é realizado ou a sequência. É possível combiná-lo com um treino de musculação convencional para definição muscular e aumento de força. Também é muito interessante e recomendado combiná-lo com a corrida e caminhada.

A Corrida e Caminhada

Além saudável para o sistema cardiovascular e sistema respiratório, apresenta os benefícios para perda de peso e fortalecimento dos músculos e tendões. Sua prática na natureza, como em trilhas por exemplo, proporciona a visão de belas paisagens sem poluição.

A modalidade pode ser realizada em diferentes tipos de terrenos. No asfalto, o desgaste físico se torna maior, o esforço muscular é mais intenso na absorção do impacto das pisadas. Esta opção é mais interessante para os mais experientes que almejam exercícios além da perda de peso. Já o uso da esteira é interessante por possibilitar o controle do ritmo da corrida (velocidade) e inclinação. Uma boa aliada também para os dias de chuva, frio ou calor extremo. Para os fatores que interferem no desempenho do exercício, principalmente em função da absorção do impacto das pisadas, o Personal Trainer estará atento às particularidades do aluno para orientar sobre a intensidade e o tipo de tênis.

Nós temos recomendado muito a combinação das atividades. Indicada para quem deseja fortalecer e para quem deseja emagrecer. É viável distribuir em uma semana, três treinos de caminhada e apenas 1 de Treinamento Funcional e vice-versa. Outra alternativa interessante que recomendamos para casais que treinam juntos e possuem objetivos diferentes, é organizar as modalidades dentro da própria sessão. Enquanto uma pessoa realiza 40 minutos de caminhada e 20 minutos de Treinamento Funcional, o outro pode utilizar o treino na relação inversa.

São incontáveis as opções e cada escolha poder vir acompanhada de um problema que apenas um profissional pode indicar como resolver. Busque sempre orientação de um Personal Trainer.

 

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