Atividades ao ar livre para terceira idade

A prática de atividades físicas é essencial para a boa saúde de pessoas de todas as faixas etárias. Com o avançar da idade, tantos os homens quanto as mulheres, passam por alterações na estrutura corporal, que os tornam mais suscetíveis a dores e lesões.

A adoção de uma série de exercícios que seja adequada e moderada é fundamental para uma melhor qualidade de vida. A atividade física regular garante a prevenção de alguns males e transtornos como a hipertensão.

Na escolha dos exercícios, é importante se preocupar com atividades que trabalhem os sistemas cardiovascular respiratório. O Personal Trainer pode desenvolver algumas práticas de acordo com o seu perfil físico e orientar as melhores formas de praticá-los.

Alguns exercícios que podem ser praticados:

  • caminhadas;
  • hidroginástica;
  • andar de bicicleta;
  • musculação;
  • pilates;
  • yoga;
  • dança;
  • corrida;

Existem também outras modalidades que mobilizam tendões e articulações. À medida que se envelhece, perdem a flexibilidade e funcionalidade.

Durante a temporada de verão, a temperatura é mais amena no início da manhã ou no final da tarde. São bons horários para a realização atividades ao ar livre.

Tendo ao seu redor cenários variados, tais como parques, avenidas e inclusive praias, o contato direto com ar exterior facilita a oxigenação de músculos e cérebro. É um super benefício para a saúde!

É pertinente também salientar que o treinamento ao ar livre possibilita um maior espaço para o Personal Trainer incluir na rotina de atividades alguns exercícios. Corridas, pedaladas, caminhadas e outras atividades que não se consegue fazer dentro de casa.

Se o aluno preferir, o Personal Trainer pode também preparar exercícios adequados para sua residência, como: quintal,  jardim, varanda, piscina, entre outras dependências.

A prática de exercícios em espaços abertos requer apenas a verificação de alguns detalhes:

  • No verão, horário adequado para não sentir os efeitos do sol mais intenso.
  • Nos meses de inverno e outono, os empecilhos para tais atividades são as baixas temperaturas e a secura do ar.

O papel do Personal Trainer é avaliar o seu perfil e rendimento para preparar baterias de exercícios adequadas, definindo metas de treinamentos físicos de acordo com a sua necessidade.

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